domingo, 16 de janeiro de 2011

Nascentes são soterradas e mata ciliar é derrubada em São Leopoldo

Apesar da falta d'água e elertas de racionamentos, da poluição dos Rios, falta de tratamento de esgotos nas cidades, má utilização da água, chegou a vez de atacar as nascentes de Arroios que abastecem os Rios. A Seguir, uma sequência de imagens alarmantes em loteamento criado sobre as nascentes do Arroio Kruse, no Bairro São Borja/Vila Nova, em São Leopoldo.



Local muito próximo ao Rio dos Sinos


Rede de nascentes que ajudam a formar o Rio dos Sinos

Nem um pouco de controle e conservação?

A área já construída é a mais alta. Muitas vertentes já se foram.

As obras seguem firmes.

Curso d'água interrompido.

Arroio tende a desaparecer


A nascente soterrada ressurge no meio da estrada

Água pura e limpa corre entre as pedras do calçamento


A água verte por entre o calçamento, com força.

Percorre a estrada recolhendo terra

Acumula próximo ao Arroio

Passa por mais terra e lixo industrial



E chega à reta final. Um crime!
Fotos de 15/01/2011.



















3 comentários:

floresurbanas disse...

A irresponsabilidade da cidade nos trará danos muito piores do que os arrombos climáticos deste momento. Nem precisamos de catástrofe climática: aqui, a catástrofe é humana. SEM noção, como se diz. O pior é que os sem noção são a classe dominante, SEM brechas para tentativas de reflexão.
Daggi Dornelles

Felipe Mendel Griebeler disse...

Ótimo levantamento de imagens. Falta órgão competente estadual documentar, fazer vistoria, lavrar auto de infração e cobrar punições severas. Deixa os responsáveis se defenderem até as últimas instâncias. Multa e compensação florestal não basta. Autoridades precisam ser presas para acabar com essa mentalidade irresponsável. Se pensa muito no dinheiro, se fala tanto em desenvolvimento, mas cadê o planejamento responsável com as futuras gerações? Grandes empreendimentos dão sempre o que falar e a natureza responde. Tudo o que não pertence a ela, volta. As tragédias comprovam isso.

Newton Almeida disse...

No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor ! Eu sou gaúcho e desejo muita energia para vocês que lutam pela natureza. Parabéns !
Newton Almeida
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

Revisão do Plano Diretor

Motivados pela supressão de áreas verdes e matas nativas na nossa cidade para fins de especulação imobiliária, nós exigimos a imediata REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO LEOPOLDO!

ASSINE!

Fique sabendo sobre as últimas novidades do "Amigos do Morro do Espelho"

Insira seu email:

Delivered by FeedBurner